Aparecida comemora centenário da coroação de Nossa Senhora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de setembro de 2004 as 09:58, por: cdb

A festa do centenário da coroação de Nossa Senhora será realizada nesta quarta-feira no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo. As comemorações começam às 9h com a leitura de uma mensagem do Papa João Paulo II pelo enviado especial do sumo pontífice, dom Eugênio Salles, arcebispo emérito do Rio de Janeiro.

A imagem da padroeira do Brasil foi encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba, na região da Vila de Guaratinguetá (SP). A coroação da santa, no entanto, só ocorreu há 100 anos (1904), após autorização do Papa Pio X. A coroa e o manto azul-marinho usados na época para a cerimônia (coroação) foram doados pela Princesa Isabel.

Nesta quarta, a imagem receberá uma nova coroa, escolhida em concurso público, que substituirá a atual. Há um século, a coroação de Nossa Senhora Aparecida foi feita pelo arcebispo de São Paulo dom José de Camargo Barros. O mesmo gesto será repetido hoje por dom Eugênio Salles e pelo arcebispo de Aparecida do Norte, dom Raymundo Damasceno Assis.