Ao invés de acusar, EUA deveria reconstruir o Iraque, diz Villepin

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 13 de abril de 2003 as 13:59, por: cdb

A França saiu mais uma vez em defesa de um país árabe contra os Estados Unidos neste domingo dizendo que o momento não é o mais apropriado para os americanos pressionarem o governo turco.

Os EUA acusam Damasco de fornecer ajuda ao regime em ruínas de Saddam Hussein. A declaração foi dada pelo ministro das Relações Exteriores francês, Dominique de Villepin, após encontro com líderes do Líbano.

Villepin disse que os americanos, ao invés das acusações, deveriam se concentrar na reconstrução do Iraque e na reconstrução dos esforços de paz no Oriente Médio.

“O tempo não está para isso. O momento é de trabalho conjunto. O momento é de consultas, diálogo, e temos que ser cuidadosos ao colocar nossas energias para encontrar soluções, pois nós já temos problemas o bastante”, resumiu o ministro francês.

Villepin participa de uma série de encontros com líderes de países árabes como parte de um esforço do governo francês para discutir o momento pós-guerra no Iraque e suas conseqüencias para toda a região.