Anvisa inicia nova investigação sobre infecção em hospital no RS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 15:57, por: cdb

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciaram nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, nova investigação sobre a infecção hospitalar que atingiu 11 pacientes operados de catarata no Hospital da Visão, em Novo Hamburgo, no dia 8 de dezembro.

Os técnicos federais reuniram-se com a equipe da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre, que investiga o caso. Dos 11 pacientes operados, que sofreram infecção, dois não voltarão a enxergar, quatro estão se recuperando e os demais ainda estão sendo avaliados. Os técnicos da Anvisa ficam no estado até sexta-feira. Nesta tarde, eles começam a visitar a clínica e a entrevistar pacientes e médicos. Também será feita nova coleta de material para exame.

Com base nos resultados dos exames feitos até agora, a Vigilância Sanitária gaúcha trabalha com as hipóteses de contaminação de medicamentos ou problemas de esterilização de equipamentos, mas tem dificuldades para chegar a um diagnóstico.

As cirurgias foram realizadas em um único bloco cirúrgico. Até agora duas bactérias foram detectadas no material ocular dos pacientes. Por determinação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), todas as atividades médicas estão suspensas no hospital desde o dia 17 de dezembro.