Antônio Carlos Valadares faz homenagem a Seixas Dória 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:04, por: cdb

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) fez, nesta quarta-feira (29), uma homenagem ao ex-governador de Sergipe, Seixas Dória, que morreu em janeiro, aos 94 anos. Valadares lembrou do papel do ex-governador no combate à ditadura e na defesa das instituições políticas e democráticas. Dória teve os direitos políticos suspensos durante dez anos por se opor ao regime militar.

– Foi defenestrado do poder porque teve a coragem cívica de não se entregar aos poderosos do momento e resolveu tomar uma posição aberta em favor da democracia no Brasil – afirmou Valadares.

O senador afirmou que sua intenção era propor uma sessão de homenagem em razão da morte do ex-governador, o que não foi possível porque o Regimento Interno do senado não permite. De acordo com resolução publicada no final de 2011, a homenagem pode ser feita após 25 anos do fato que se quer lembrar.

Em apartes, os senadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) se somaram às palavras de Valadares e citaram passagens da vida pública de Seixas Dória. O senador Lauro Antônio (PR-SE) lembrou que o ex-governador foi homenageado, ainda em vida, com o documentário Um herói Sergipano.

Da Redação / Agência Senado