Ano legislativo começa com agenda cheia no Congresso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de março de 2003 as 10:27, por: cdb

Depois de uma semana sem votações, em virtude do Carnaval, os deputados retomam os trabalhos a partir desta segunda-feira, com uma pauta cheia. Além dos projetos sobre os direitos da mulher, como o que estende os direitos assegurados à trabalhadora gestante, nos casos de morte desta, a quem detiver a guarda do seu filho, e o que trata das penitenciárias das mulheres, está prevista a votação de diversas Medidas Provisórias.

Constam da pauta a MP 79, que transforma os clubes de futebol em empresas; a MP 80, que dispõe sobre operações de crédito rural; e a MP 82, que trata da transferência da União para estados e Distrito Federal de parte da malha rodoviária federal.

Há ainda a MP 83, que discorre sobre a concessão de aposentadoria especial ao cooperado de trabalho ou de produção; a MP 85, que abre crédito em favor do Ministério da Integração; a MP 86, que cria cargos e gratificações na administração pública federal; a MP 87, que abre crédito em favor do Ministério dos Transportes; e a MP 88, que abre crédito para empresas da Petrobras e reduz o orçamento de investimento das mesmas empresas.

Também nesta semana, as comissões permanentes da Câmara terão diversas atividades com apreciação de proporções e com a realização de audiências públicas com ministros e outras autoridades.

As comissões especiais destinadas a analisar as reformas da Previdência, tributária, política e trabalhista iniciam seus trabalhos com a discussão dos temas relativos a essas reformas.