Anne Hathaway é criticada por sotaque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2011 as 13:42, por: cdb
Anne Hathaway trabalhou com um orientador de dialetos para acertar a voz

Críticos britânicos de cinema zombaram da atriz norte-americana Anne Hathaway por seu sotaque do norte da Inglaterra no filme One Day, dizendo ser “totalmente disperso” e “nômade”.

A estrela de O Diabo Veste Prada e O Casamento de Rachel disse que trabalhou com um orientador de dialetos para acertar a voz de Emma, de Yorkshire, no filme baseado no romance de David Nicholls.

Ela também disse que assistiu à novela britânica Emmerdale, que se passa em Yorkshire, para treinar para o papel.

O preparo não surtiu efeito na visão de muitos espectadores, e os críticos fizeram fila para criticar sua pronúncia do dialeto, famoso por ser complicado.

– Cada frase da atriz indicada ao Oscar está mascarada por um dos sotaques buzinantes mais porcaria de Yorkshire que você já ouviu –, disse Robbie Collin no jornal Telegraph.

A crítica fez comparações entre Hathaway interpretando Emma e Dick Van Dyke interpretando Bert, personagem em Mary Poppins que fala o dialeto de Londres oriental, atuação que foi considerada uma das piores ofensas ao sotaque britânico no cinema.

Jan Moir do Daily Mail questionou se Hathaway era a pessoa certa para fazer One Day, argumentando que a estrela era glamurosa demais para o papel.

Sobre o sotaque, ela acrescentou:

– Assim como nada pode camuflar a beleza incandescente de Hathaway em One Day, nada pode esconder o quão terrível é seu falso sotaque de Yorkshire. Realmente, é algo notável. Pois é um sotaque nômade, nasceu sob uma estrela viajante. Está totalmente disperso. 

No entanto, alguns comentaristas defenderam Hathaway, e Henry Hitchings, do Evening Standard, disse que o público britânico era muito possessivo sobre seus sotaques.

Ele também disse que o sotaque “nômade” de Hathaway poderia ser uma forma deliberada de retratar as “ansiedades sobre a existência frágil, transitória” da personagem.