Annan visitará refugiados sírios antes de ir ao Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de abril de 2012 as 06:02, por: cdb

Annan visitará refugiados sírios antes de ir ao Irã

GENEBRA, 9 Abr (Reuters) – O mediador internacional para a Síria, Kofi Annan, vai visitar um acampamento de refugiados sírios na Turquia, na terça-feira, antes de seguir para reuniões com autoridades no Irã, disse seu porta-voz Ahmad Fawzi na segunda-feira.

“O sr. Annan irá visitar um campo de refugiados na Turquia amanhã a caminho do Irã”, disse Fawzi à Reuters em Genebra.

O acampamento a ser visitado fica na província de Hatay, no sul da Turquia. O governo turco diz já ter recebido 24 mil refugiados sírios, e muitos outros se dirigiram para Líbano, Jordânia e Iraque.

Na segunda-feira, disparos vindos do território sírio feriram dois refugiados sírios e um tradutor turco no campo fronteiriço de Kilis, na província de Gaizantep, segundo a chancelaria turca.

Annan propôs -e a Síria aceitou- um plano de paz com seis itens destinado a acabar com um ano de violência no país. O plano prevê que o governo deve retirar militares e armamentos pesados de áreas urbanas até terça-feira, e que até quinta haverá um cessar-fogo entre forças oficiais e rebeldes.

O governo sírio exigiu no domingo garantias por escrito de que os rebeldes vão parar de lutar antes da retirada das tropas oficiais, e um líder rebelde disse que a iniciativa está fadada ao fracasso.

Em nota emitida no domingo, Annan disse que a “inaceitável” escalada da violência na Síria viola as garantias dadas a ele, e exigiu que o governo do presidente Bashar al Assad cumpra suas promessas de controlar a violência.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Reuters