Annan assina documento que proíbe fumar no prédio da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de setembro de 2003 as 21:01, por: cdb

O prédio da ONU, último refúgio dos fumantes na cidade de Nova York, acaba de proibir o fumo, mas alguns diplomatas insistem que ainda têm o direito de dar suas baforadas. Diretriz assinada pelo secretário-geral Kofi Annan determina que “nenhum fumo será permitido em qualquer das dependências do quartel-general das Nações Unidas”, a partir de 1º de setembro.

Mas o embaixador da Rússia para a ONU, Sergey Lavrov, disse, enquanto se dirigia à Sala dos Delegados para fumar, que Annan “não é dono do prédio”. O porta-voz das Nações Unidas, Fred Eckhard, concorda que a organização terá dificuldades em impor a proibição ao corpo diplomático.

– Esperamos que todos obedeçam à nova política do secretário-geral. Se o caso envolver funcionários que quebrarem as regras, eles estão sujeitos a medidas disciplinares. Não sei se temos o direito de disciplinar diplomatas, mas contamos com a cooperação deles – disse.

Leis estaduais e municipais em Nova York já haviam restringido o fumo em todos os locais de trabalho e lugares públicos fechados.