Anna Maria Martins lança novo livro de contos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 19 de Novembro de 2003 às 18:40, por: CdB

Anna Maria Martins começa o conto "Decisão" com um menino pulando na frente do carro da protagonista e, antes de o sinal abrir, limpando o pára-brisas. "Para ser exata, posso apenas afirmar que nesse momento tive certeza absoluta de que teria coragem", escreve ela.

A narradora no caso, tem coragem para mudar os rumos de seu casamento, que lhe garantia conforto, e o carro, de interior aquecido, enquanto fazia frio do lado de fora, o do menino.

"Esse é o momento de tomada de posição da escritora", explica ela. "Uma denúncia, por mais leve que seja, e me utilizo dos personagens para isso. Mas não faço panfleto", complementa.
Anna Maria lança hoje a coletânea de contos Mudam os Tempos.

A obra começa com um conto inédito, quase uma novela, que acabou por emprestar seu nome ao livro. E conta, ainda, com mais 22 contos, de tamanhos variados, retirados dos outros quatro livros publicados por ela entre 1973 e 1995.

O conto Mudam os Tempos tem como protagonista uma repórter, que é encarregada de escrever sobre um "publicitário/poeta lançando livro de poemas eróticos, ilustrações idem, edição semiluxo. Lançamento provavelmente badalado".

A ficha, que lhe passa quase informalmente o editor, complementa: "Idade: cerca de quarenta. Ex-hippie, ex-drogado light."

O publicitário, ainda, permite a Anna Maria encontrar um assunto comum a muitas de suas narrativas: uma certa fricção entre a elite paulistana e a classe média - no caso, entre mulheres da relação do autor do autor e a repórter, filha de imigrantes italianos - mas não industriais.
"Pertenço a essa classe", diz ela, ao comentar o texto de apresentação de Cremilda Medina.

- Meu bisavô era latifundiário, de família tradicional. Cresci passando férias na fazenda. Vi os italianos crescerem, tanto os ex-colonos quanto os industriais. São personagens que conheci e que aproveito na minha ficção.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo