Anistia de construções clandestinas ou irregulares segue prorrogada até julho

Arquivado em:
Publicado Quarta, 18 de Abril de 2012 às 04:42, por: CdB

18/04/2012«-»» Anistia de construções clandestinas ou irregulares segue prorrogada até julho

Continua prorrogada, até o dia 23 de julho, a “anistia de construções clandestinas ou irregulares para edificações executadas em propriedades particulares”. Poderão ser regularizadas uma ou mais edificações no mesmo lote, desde que atendidas as condições impostas pela legislação vigente.

 

Terão dispensa de pagamento de taxas e emolumentos e do Imposto Sobre Serviços (ISS), os pedidos de anistia de edificações exclusivamente residenciais com área de até 150,00m2 ou as regularizações cujas áreas, somadas às construções objeto de regularização, não excedam a este limite, bem como as de fins religiosos e instituições sem caráter lucrativo.

 

Requisitos

 

Para a regularização mediante anistia, conforme a Lei nº 2.088, de 14 de julho de 2011, as edificações devem obedecer a requisitos como: condições mínimas de habitabilidade, funcionabilidade, higiene, salubridade, segurança de uso e estabilidade; construção usando alvenaria ou material convencional; edificação não localizada em faixas junto a rios, córregos, fundos de vale, faixa de escoamento de águas pluviais, galerias, canalizações, linhas de energia de alta tensão, ferrovias, rodovias e estradas.

 

Em qualquer caso, dentre outros requisitos, a edificação deve ter vão de iluminação, ventilação, ou insolação maior ou igual a um metro da divisa de outra propriedade ou tenha poços de ventilação no mínimo um metro por dois, ou, que suas ventilações ou iluminações sejam de frente para a rua ou para os fundos da edificação, ou, não possuindo, tenha anuência expressa do titular do imóvel vizinho, desde que não haja construção obstruindo a referida distância.

 

As edificações não concluídas poderão ser regularizadas, desde que estejam devidamente cobertas, caracterizando situações consolidadas.

 

Informações

 

A nova legislação contém dispositivos os quais possibilitam ao proprietário de edificação residencial unifamiliar minimizar custos e prazos no tocante a elaboração de projetos e apresentação de documentos, por meio do Procedimento Simplificado (projeto simplificado).

 

Para mais detalhes sobre os procedimentos da anistia de construções clandestinas ou irregulares, os interessados devem procurar informações no balcão da Secretaria de Planejamento e Controle Urbanístico (Seurb/Engenharia), no Ganha Tempo (Setor Azul), telefone 4199-1334 ou na sede da Secretaria, na rua Tarumã, nº 51, Bethaville (bairro Centro), telefones: 4199-1350 e 4199-1355.   

  Secretaria de Comunicação Social
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo