Anibal Diniz relata situação de calamidade com enchente no Acre 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:47, por: cdb

O senador Anibal Diniz (PT-AC) transmitiu, em pronunciamento nesta segunda-feira (27), informações sobre as enchentes nos rios Acre e Purus, que têm atingido a população de seu estado. O parlamentar ressaltou que pelo menos 130 mil pessoas estão sofrendo com as cheias e pediu à Defesa Civil nacional o reconhecimento do estado de calamidade pública para as áreas afetadas. Segundo disse, as cheias têm causado transtornos irreparáveis.

– Na realidade, a gente só consegue sentir mesmo vendo. Imagine só um pequeno comerciante que levou quase que a vida inteira para chegar a ter uma loja de eletrodomésticas, ter o seu pequeno capital, ter o seu patrimônio e, da noite para o dia, ver tudo isso levado pelas águas – declarou o senador, que fez referência a fotografias divulgadas pela Secretaria de Comunicação do Acre mostrando a extensão das enchentes.

Anibal Diniz destacou o trabalho do senador Jorge Viana (PT-AC), que esteve com ele nas áreas atingidas e acompanha os trabalhos de socorro às vítimas da enchentes, e os esforços conjuntos da União, estado e municípios diante do que classificou de “cenário de guerra”.

– O governo do estado e a prefeitura de Rio Branco têm mobilizado todos os recursos humanos e materiais para atender às vítimas desse grave desastre natural que vem ocorrendo em todo o estado. Além disso, tem contado com o apoio do governo federal e de diversas instituições, mas principalmente de inúmeros cidadãos acrianos que se têm colocado à disposição.

O senador ainda citou os prejuízos causados à agricultura acriana pelo transbordamento dos rios, e lamentou que parte da capital, Rio Branco, tenha tido a energia elétrica cortada por medida de segurança. Anibal Diniz mencionou uma das contas bancárias que recebem doações para os desabrigados: Banco do Brasil – Agência 0071-X – Conta 100.000-4.

Da Redação / Agência Senado