Anibal Diniz comemora discurso de Dilma Rousseff na ONU 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de setembro de 2011 as 14:36, por: cdb

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (21), o senador Anibal Diniz (PT-AC) elogiou o discurso da presidente da República, Dilma Rousseff, durante a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada pela manhã nos Estados Unidos. Para o senador, o discurso foi histórico e é motivo de orgulho para o país.

– Pela primeira vez na história dessa organização, uma mulher fez o discurso de abertura, fato que decididamente é motivo de orgulho para todos nós brasileiros – declarou o parlamentar, endereçando um “voto de louvor” à presidente da República pela “postura protagonista” na reunião da ONU.

O senador elogiou a defesa, por parte da presidente, da criação de um estado palestino. Dilma Rousseff foi aplaudida ao lamentar o fato de não poder saudar na tribuna o ingresso pleno da Palestina na ONU.

– Concordamos com a presidenta Dilma no entendimento de que apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos anseios por paz, segurança e estabilidade política em seu entorno regional – declarou o senador, lembrando que o Brasil tem se posicionado historicamente neste sentido.

O senador destacou também o fato a presidente ter reivindicado, em seu discurso, um assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Para o senador, a presidente foi firme ao afirmar que a legitimidade do conselho depende de reformas e que a falta de representatividade corrói a efetividade do conselho.

Anibal Diniz disse considerar que a postura da presidente na reunião dá ao Brasil mais visibilidade e mostra a maturidade política e econômica da liderança internacional brasileira.

O discurso do senador foi elogiado pelas senadoras Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também destacaram o protagonismo de Dilma Rousseff.

 

Da Redação / Agência Senado