Análise indica praias 100% próprias para banho de mar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:10, por: cdb

A última análise de balneabilidade apontou que 100% das praias da cidade estão próprias para o banho de mar. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8), a partir da coleta de material realizada na quarta-feira. O monitoramento é feito três vezes por semana em sistema de parceria entre a prefeitura, por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), que faz o procedimento às segundas e quartas, e o governo estadual, através da Cetesb, cuja coleta ocorre aos domingos.

O material analisado é recolhido a um metro de profundidade, em sete pontos das praias: dois no José Menino e um no Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Para ser considerada própria, não podem ser encontrados mais de cem enterococos (bactérias), por amostra de 100 ml, durante duas vezes em cinco análises, ou mais de 400 em uma.

Santos é a única cidade da região a contar com um laboratório municipal em atividade para monitoramento da balneabilidade. A classificação pode ser conferida no totem instalado em frente ao equipamento, localizado no posto 3, praia do Gonzaga, e no portal da prefeitura na internet, em www.santos.sp.gov.br.

Orientação
A falta de chuvas ultimamente favorece a boa qualidade da água. Outro fator importante é a educação ambiental. “As pessoas precisam ter a informação e compreender que fezes de animais nas ruas caem na rede de drenagem e prejudicam a balneabilidade. Por isso temos um setor que cuida especialmente deste trabalho de conscientização”, diz o coordenador do laboratório, Márcio Paulo.

O setor de educação ambiental conta com uma sala que acomoda até 15 pessoas com recursos audiovisuais, onde são promovidas palestras, mini-cursos e oficinas. Visitas ao laboratório estão disponíveis para escolas, universidades, associações, ONGs e demais grupos interessados. Basta agendar pelo telefone 3289-3674.