Anac divulga primeiros resultados de Operação Hora Certa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de janeiro de 2008 as 21:24, por: cdb

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quarta-feira os resultados preliminares da Operação Hora Certa. Anunciada no último dia 16, a fiscalização da qualidade da prestação dos serviços aéreos busca identificar e corrigir as falhas das companhias aéreas que provoquem atrasos nos vôos domésticos.

Segundo a Anac, entre os dias 21 e 29 de janeiro, servidores fiscalizaram toda a frota de aeronaves da OceanAir, além de 65% dos aviões da Varig, 62% da Gol e 50% da TAM. Foram lavrados 12 autos de infração. Cinco para OceanAir, três para a TAM, dois para a Varig, um para a Gol e um para a BRA, cujos vôos fretados ainda estão sendo operados pela OceanAir.

Os autos de infração podem resultar em multas de até R$ 10 mil. A empresa, depois de autuada e notificada, tem um prazo para apresentar a defesa, justificando a falha. 

O balanço final da operação extraordinária só será fechado após o carnaval. Até lá, a Anac promete contabilizar e apresentar os resultados parciais da fiscalização. A agência adiantou que outros autos de infração poderão ser aplicados depois que todos os relatórios forem analisados.
O balanço preliminar, no entanto, indica que os vôos com conexões são os mais afetados pelos atrasos. A explicação seria o chamado “efeito cascata”: um único vôo com conexão que atrase acaba afetando vários outros.

Outro fator seria, segundo a Anac, a “rígida logística da malha aérea de algumas companhias”. Para aproveitar ao máximo suas aeronaves, as companhias trabalham com um tempo de permanência em solo que a agência considera “muito curto”. Nesse caso, da mesma forma que os vôos com conexões, os efeitos seriam percebidos em cadeia: quando um avião decola além do horário previsto, acaba gerando reflexos em outros vôos.

Segundo a agência, mesmo que em menor intensidade, outros problemas (documentação dos passageiros e infra-estrutura aeroportuária, por exemplo) contribuem para os atrasos de vôos.

A Anac afirmou que já tomou as medidas necessárias para corrigir os problemas identificados.