Amor à primeira vista tem prova científica, diz estudo

Arquivado em:
Publicado Quinta, 16 de Setembro de 2004 às 11:29, por: CdB
O amor à primeira vista pode não ser uma exclusidade de românticos irrecuperáveis, de acordo com cientistas.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio (EUA) afirmam que as pessoas decidem que tipo de relacionamento desejam alguns minutos depois de encontrar alguém.

Segundo um dos autores da pesquisa, Artemio Ramirez, os resultados sugerem que encontros-relâmpago podem ser úteis, já que os participantes do estudo não queriam perder tempo, e a decisão sobre a relação ocorre rapidamente.

Os cientistas juntaram 164 pessoas em pares e concentraram suas análises nas amizades entre pessoas do mesmo sexo. Eles dizem, no entanto, que as conclusões valem também para encontros amorosos.

Previsão

Os resultados foram divulgados em um artigo na revista especializada Journal of Social and Personal Relationship.

"Nós fazemos uma previsão a respeito do tipo de relação que podemos ter com uma pessoa, e isso ajuda a determinar quanto esforço estamos dispostos a colocar no desenvolvimento da relação", explicou Ramirez.

"Se eu acho que podemos ser amigos, vou me comunicar mais, contar mais a meu próprio respeito e fazer coisas que ajudarão a assegurar que a amizade se desenvolva."

"Se a previsão é mais negativa, então eu vou restringir a comunicação e tornar mais difícil que a relação se desenvolva."

Segundo o cientista, que realizou o estudo junto com Michael Sunnafrank, da Universidade de Minnesota, os resultados contradizem estudos anteriores que apontavam que o futuro de uma relação era definida nos primeiros dias após o primeiro encontro.

"Estamos descobrindo que isso ocorre muito antes, literalmente em poucos minutos", disse Ramirez.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo