Americanos apresentam a nova cédula de 20 dólares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de maio de 2003 as 09:16, por: cdb

O governo norte-americano apresentou, nesta terça-feira, a versão final da nova nota de 20 dólares, a cédula que mais sofre falsificações nos Estados Unidos.

O novo desenho pretende, justamente, impossibilitar – ou pelo menos dificultar ao máximo – a ação dos falsificadores.

– A moeda norte-americana é um símbolo mundial de segurança e integridade – declarou o secretário do Tesouro, John Snow, na entrevista coletiva em que a cédula foi apresentada, em Washington.

– Este novo desenho nos ajudará a mantê-la deste jeito, protegendo-a contra falsificações e facilitando às pessoas identificar a autenticidade do dinheiro que ganham com tanto custo – acrescentou.

A cédula, que deverá entrar em circulação em outubro, traz como novidades uma águia azul esmaecida no verso e, principalmente, tons coloridos.

Trata-se da primeira cédula de dólar com cores que escapam aos tradicionais verde e cinza. Esta tem sutis tons de pêra, verde metálico e cobre, a principal característica para dificultar as falsificações.

Além disso, a nota traz a figura do presidente Andrew Jackson na frente e a da Casa Branca no verso.

– A tecnologia muda rapidamente e os falsificadores desenvolvem continuamente novas ferramentas para seu comércio ilícito. Então, pretendemos mudar o desenho das notas a cada sete ou 10 anos.

Em 2004, o Departamento do Tesouro lançará a nova cédula de 50 dólares. No ano seguinte, será a vez da nota de 100 dólares.

As cédulas antigas permanecerão válidas depois que as novas entrarem em circulação.