Alvaro Dias responsabiliza o governo federal por demissões no Paraná

Arquivado em:
Publicado Segunda, 25 de Fevereiro de 2008 às 14:15, por: CdB

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) responsabilizou nesta segunda-feira o governo federal pela demissão dos 1.200 funcionários da empresa BS Colway Pneus, localizada em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. As demissões ocorreram, segundo o senador, em conseqüência do veto, pelo presidente da República, de projeto de lei do senador Flávio Arns (PT-PR) que regulamentava a utilização de pneus remoldados.

Alvaro Dias disse que o encerramento das atividades da empresa também está ligado à decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a empresa de importar pneus usados da Europa. Segundo o senador, a empresa estava impedida de importar carcaças de pneus usados desde outubro de 2007.

- Quem protegerá os trabalhos desempregados? O fechamento da empresa ocorreu na esteira de tratamento desigual nas ações judiciais por parte da Advocacia Geral da União. Das 24 fábricas de remodelagem de pneus no Brasil, só a BS Colway e outra empresa paranaense foram atingidas pelas ações - afirmou.

Dias lembrou que a BS Colway Pneus criou em 2001 o Programa Rodando Limpo, que retirou de circulação praticamente todos os pneus velhos no estado do Paraná. Até maio de 2005, informou o senador, foram coletados mais de 8 milhões de pneus inservíveis. Ele ressaltou que, a custo zero para os cofres públicos, o programa contribuiu para que o governo do estado reduzisse em 99,7% o número de casos da dengue no estado.

O parlamentar acrescentou que a empresa transformava em óleo e gás os pneus inservíveis recolhidos por meio do Programa Rodando Limpo, o que lhe valeu o prêmio Valor Social 2003, na categoria "Respeito ao Meio Ambiente", concedido pelos institutos Ethos (responsabilidade social) e Akatu (consumo consciente). Ele disse ainda que o programa foi levado aos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais, onde foram recolhidos outros 3 milhões de pneus.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo