Alunos do curso Tecjovem conquistam 20% das vagas no IFTO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 06:59, por: cdb

13 de Março de 2012 – 09h03

Alunos do curso Tecjovem conquistam 20% das vagas no IFTO

Curso preparatório para jovens, realizado pela Associação das Mulheres em Ação de Palmas e a Prefeitura de Palmas, aprova 56 alunos em cursos técnicos profissionalizantes do Instituto Federal do Tocantins.


Fotógrafo: Divulgação/Ascop

O projeto social Tecjovem, realizado pela Associação das Mulheres em Ação de Palmas (Amap), pela Prefeitura Municipal de Palmas e demais parceiros, conseguiu a aprovação de 56 alunos nos cursos técnicos profissionalizantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Os alunos preparados pelo Tecjovem conseguiram 20% das vagas ofertadas pela instituição.

 

O curso preparatório foi oferecido a 325 alunos do nono ano das escolas da rede pública municipal e estadual de Palmas. Deste total, 190 alunos realizaram a prova e 56 foram aprovados. Segundo Chefe de Gabinete do Prefeito de Palmas, Hilton Faria, e um dos apoiadores do projeto, um dos pontos de destaque desta edição do Tecjovem foi a participação dos pais e dos diretores das escolas. “O ponto mais alto do projeto popular foi a participação intensa dos pais e diretores escolares numa verdadeira aliança que culminou na aprovação de aproximadamente 30% dos participantes do projeto, que realizaram a prova”, disse.

 

Ainda segundo Hilton Faria, em 2011, segundo ano do projeto, foi priorizada a ampliação da capacidade do projeto para todas as regiões de Palmas, garantindo o curso preparatório gratuito para a prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO). “Foi uma luta de meses buscando alianças para consolidação dessa ideia, que contou com uma ampla rede de parceiros privados e governamentais, que investiram no futuro destes adolescentes”, destaca.

 

A presidente da Amap, Francisca Lima Barros, disse que são nítidos o crescimento e a abrangência do projeto. Segundo ela, o Tecjovem teve início em 2010 com apenas 100 alunos. “Não sonhava com uma ampliação e um sucesso tão grande. Essa ação é muito importante porque garante que as vagas fiquem com alunos de escolas públicas, gerando real inclusão e elevação da renda familiar numa faixa da população que realmente necessita da vaga”, explicou.

 

Tecjovem 2012

 

Hilton Faria explicou que para este ano de 2012 a intenção é ampliar o curso para os alunos de todas as escolas públicas municipais e estaduais da Zona Urbana de Palmas. Segundo ele, está sendo feito o contato com todos diretores das instituições de ensino. “Queremos levar esse oportunidade a todos os alunos do 9° ano da rede pública de ensino de Palmas. Ano passado 27 unidades de ensino participaram do projeto este ano vamos chegar às 37 escolas públicas da Zona Urbana da Capital”, pontuou.

 

As inscrições para o curso Tecjovem 2012 deverão ser abertas no mês de maio. Podem se inscrever os alunos da rede pública municipal e estadual de Palmas que estejam cursando o nono do ensino fundamental. O curso visa preparar os alunos para o processo seletivo dos cursos de ensino médio profissionalizantes do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.

Helton Gonzaga