Alunos da rede visitam laboratórios da Unicamp e têm aulas práticas

Arquivado em:
Publicado Quarta, 18 de Abril de 2012 às 06:10, por: CdB

Alunos da rede visitam laboratórios da Unicamp e têm aulas práticas

18/04/2012 - 12:03

  

 

Ingrid Vogl

 

Mensalmente, grupos de alunos de seis escolas municipais de Campinas visitam os laboratórios do Instituto de Física, de Biologia, do Hemocentro e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. As aulas práticas nos laboratórios de uma das mais conceituadas universidades do país têm como objetivo proporcionar a cerca de 700 alunos do 9º ano do ensino fundamental uma melhor compreensão de temas das disciplinas de Ciências Biológicas com aulas práticas em laboratórios da universidade, incrementando o ensino e promovendo a melhoria da qualidade na educação.

 

O projeto da visita dos alunos aos laboratórios é uma parceria entre a Unicamp e a Secretaria Municipal de Educação, foi firmada em abril de 2011 e tem como idealizadora a professora Sara Teresina Olalla Saad, que também é coordenadora do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (INCTS). Segundo ela, a ação visa complementar o conhecimento que as crianças recebem em sala de aula.

 

As atividades são coordenadas por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (INCTS), de Obesidade e Diabetes (INCTOD), de Fotônica para Comunicações Ópticas (Fotonicom) e o de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INFABIC), todos sediados na Unicamp e vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Os temas que serão tratados durante as atividades são atuais e de interesse dos alunos, como o que são e quais são as células-tronco dos seres vivos, extração de DNA, obesidade e risco cardíaco, respiração celular, atividades físicas e anabolizantes, o sistema circulatório, fotônica presente nas áreas de telecomunicações, indústria e medicina, nanotecnologia. Palestras também são programadas para serem apresentadas a pais e estudantes nas escolas participantes do projeto.

 

Na Unicamp

 

Durante as visitas, os alunos passam um dia e meio no campus, onde conhecem os institutos, participam de atividades científicas e práticas nos diversos laboratórios e se alimentam no restaurante universitário. Sara explica que por meio do Instituto do Sangue, por exemplo, os estudantes aprendem sobre células tronco e têm aulas práticas de citologia, vendo células no microscópio e extraindo DNA para entender suas aplicações na medicina ou no beneficiamento de plantas.

 

Para auxiliar os estudantes do ensino fundamental nas aulas práticas, vários grupos de alunos da pós-graduação da Unicamp recebem os alunos nos laboratórios. A parceria com a universidade também permite que o projeto chegue aos pais dos alunos, que recebem orientações, por exemplo, sobre obesidade e maus hábitos alimentares

 

As orientações e aulas práticas que os alunos recebem são feitas de acordo com o projeto pedagógico e currículo das escolas.”Com este projeto não visamos buscar futuros cientistas, mas sim motivar os alunos e criar cidadãos melhores”, diz a professora Sara.

 

As escolas participantes do projeto são: Emef Raul Pila; Emef Clotilde Barraquet Von Zuben; Emef Odila Maia Rocha Brito; Emef Padre José Narciso Vieira Ehrenberg; Emef Maria Pavanatti Fávaro e Emef Oziel Alves Pereira.

 

A próxima visita à Unicamp acontece no dia 8 de maio, quando alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oziel Alves Pereira conhecerão o campus. Até o fim do ano, já existe um cronograma definido com as escolas municipais que farão a visita aos laboratórios universitários.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo