Alunos da rede municipal assistem à peça “Mãe da Vida”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 15:35, por: cdb

Peça é conduzida por bonecos gigantes

No olhar de Eduardo de Assis Lima, 9 anos, estava estampado o encantamento ao entrar, pela primeira vez, no centenário Teatro Polytheama. Acompanhado dos colegas de classe e da Emeb Aparecida Merino Elias, o garoto deixou as dependências da escola para assistir à peça “Mãe da Vida”.

Com três sessões durante a quarta-feira (4), o espetáculo foi apresentado para aproximadamente 1,5 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de ensino, que participam de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação. A peça, que apresenta como tema a preservação do meio ambiente, visa promover a educação e conscientização ambiental.

Conscientização essa que já existe no pequeno Eduardo. “Temos que preservar o meio ambiente, não podemos jogar coisas no rio, na rua, pois prejudicamos a natureza e a nós mesmos”, disse o garoto.

Antonio Carlos da Eka, que patrocina o espetáculo

Promover a educação ambiental, divertir, educar e mostrar que conhecimento é adquirido dentro e fora da escola, foram alguns dos pontos levantados pelo Secretário de Educação, ao falar sobre a importância da ação.

A peça “Mãe da Vida” é realizada pela NHL Produções e Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio da empresa Eka, Grupo AkzoNobel e apoio da Prefeitura de Jundiaí.

O presidente da Eka, Antonio Carlos Francisco falou sobre a iniciativa da empresa em patrocinar a peça. “Com o apoio da Lei Rouanet, fizemos a parceria com a Secretaria de Educação e colaboramos na conscientização ambiental das crianças”, disse.

A peça
Mãe da Vida foi escrito e dirigido por Suzana Montauriol. O cenário é repleto de cores e efeitos especiais. No palco, as questões ambientais são conduzidas por bonecos de 80 cm a 1,9 m, por meio da adaptação da técnica japonesa Bunraki. “Na arte oriental, os manipuladores dos bonecos não aparecem, mas no nosso espetáculo eles ficam na penumbra. O intuito é manter a ideia de brincadeira, quando a criança brinca e manipula os seus brinquedos”, disse Suzana;

Essa encenação interativa, com foco na conscientização garantiu à peça o prêmio Chico Mendes, em 2007. Produzido pela NHL Produções, a peça já foi apresentada para mais de 100 mil crianças.

A peça já foi apresentada no dia 28 de março e no dia 26 de abril será encenada na Sala Glória Rocha, em quatro sessões, às 8h30, 10h, 14h e 15h30.

Fotos: Divulgação