Aluno poderá consultar on-line acervo de todas Emebs de SBC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:15, por: cdb

São Bernardo começa a instalação, na segunda-feira (12), do novo software livre para gerenciamento de livros da rede municipal de ensino. Com isso, alunos, professores e a comunidade terão acesso mais fácil a consultas e empréstimos, uma vez que saberão em tempo real em que Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) a publicação está disponível ou será entregue primeiro. E o servidor terá o seu trabalho de catalogação de título agilizado, pois todas as bibliotecas das Emebs estarão em rede.

A data 12 de maço, escolhida para a adoção do sistema, é uma homenagem da Secretaria de Educação ao dia do Bibliotecário e aos funcionários da rede de educação. São Bernardo será a primeira cidade no Brasil a utilizar o sistema, que permitirá a atualização de informações em tempo real em todas as Emebs.

Conhecido como Koha, o software foi desenvolvido inicialmente para uma pequena biblioteca da Nova Zelândia. Mas, com o passar do tempo, por ser de código aberto, foi aperfeiçoado por usuários de diversos países.

Para ser instalado nas Emebs de São Bernardo, a Seção de Biblioteca Escolar, da Secretaria de Educação, precisou fazer a tradução e testar o Koha por mais de um ano.

“Teremos um ganho de tempo imensurável. O que deveria ser feito em quatro anos, agora será em um. Outra novidade é que um aluno da Emeb Padre Leo Commissari poderá acessar e consultar um título na Emeb Olegário José Godoy sem precisar sair de sua unidade”, afirma a secretária municipal de Educação.

Atualmente, a rede de ensino do município conta com 600 mil livros em suas unidades, dos quais 250 mil precisam ser processados e catalogados. Desses, 160 mil foram comprados pela Prefeitura durante a 1ª Feira Literária Infantojuvenil (Felit) de São Bernardo, realizada em 2011, no Pavilhão Vera Cruz.