Alto funcionário da ONU propõe medidas para fim do bloqueio a Gaza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008 as 09:36, por: cdb

Alto funcionário da ONU, Robert Serry, coordenador especial para o oprocesso de paz no Oriente Médio, convidou Israel, Egito e Autoridade Palestina para a elaboração de uma estratégia de emergência para Gaza, com o objetivo de suspender o bloqueio israelense e encerrar a série de atentados com foguetes do tipo Kassam contra o Estado judeu.

– A situação em Gaza é inaceitável e não pode durar – disse Serry a jornalistas, depois de uma longa exposição sobre a situação ao Conselho de Segurança, em Nova York, na noite desta terça-feira.

A ONU apela aos outros membros do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Européia e Rússia) e aliados regionais para que seja adotada “uma estratégia diferente e mais positiva para Gaza”, disse Serry.

– Devemos trabalhar pela retomada de uma vida econômica normal para a população de Gaza, buscar medidas que garantam a segurança de Israel e apoiar a Autoridade Palestina legítima. Os ataques com foguetes e os atentados suicidas devem acabar, assim como todos os atos de violência e as necessidades humanitárias da população civil devem ser supridas – afirmou.

O governo de Israel afirma que manterá o bloqueio imposto em 17 de janeiro sobre a Faixa de Gaza, controlada desde junho de 2007 pelo movimento radical islâmico Hamas, enquanto não acabarem os disparos de foguetes contra o território israelense a partir da região.