Altitude favorece a Bolívia na vitória sobre a seleção brasileira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 11 de outubro de 2009 as 20:20, por: cdb

A altitude atuou como o 12º homem em campo para a Bolívia, que venceu por 2 a 1 a seleção brasileira e encerrou uma invencibilidade de 19 jogos, em 16 meses de atuação do técnico Dunga à frente do time. A última derrota do escrete canarinho aconteceu em 15 de junho de 2008 – 2 a 0 frente o Paraguai. Desde então, foram 19 partidas sem derrotas, com 15 vitórias (11 nos últimos 11jogos) e quatro empates. Sem chances de classificação para a Copa do Mundo da África do Sul, a Bolívia entrou no gramado do Estárdio Hernando Siles, neste domingo, com o principal objetivo de se afastar da lanterna das Eliminatórias.

Os donos da casa com a vitória sobre o Brasil, chegaram aos 15 pontos, deixando o Peru, com 10, na última colocação da tabela de classificação da zona sul-americana. Os gols marcados por Olivares, aos dez minutos, e Marcelo Moreno, aos 30, ambos no primeiro tempo levantaram a torcida boliviana, que não chegou a lotar o estádio. 

Ambas as seleções encerram suas participações nas Eliminatórias na próxima quarta-feira. A Bolívia segue para Lima, onde enfrenta o Peru, enquanto o Brasil recebe a Venezuela, em Campo Grande, às 19 horas (de Brasília). Para manter a primeira posição na tabela, o time verde e amarelo precisará de uma vitória simples, desde que o Paraguai não vença a Colômbia por uma grande diferença de gols. Ambos somam 33 pontos, mas a diferença de 22 a 10 no saldo de gols é amplamente favorável aos brasileiros.