Aliança do Norte toma Kunduz e mariners avançam para Kandahar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de novembro de 2001 as 11:46, por: cdb

A cidade de Kunduz, último reduto do Talebã no norte do Afeganistão, foi tomada nesta segunda-feira pelas tropas da Aliança do Norte. O enviado especial da BBC Rupert Wingfield-Hayes, falando do centro da cidade, disse que, segundo moradores, os soldados do Talebã deixaram Kunduz na noite de domingo, permitindo a entrada da aliança.

Ele afirmou que o clima na cidade é de festa, com milhares de pessoas nas ruas. Aparentemente, as construções do centro continuam intactas, mas há informações sobre sinais destruição causada por bombardeios em torno do aeroporto e na periferia.

Pouco antes, houve alguns combates esporádicos entre membros da aliança e os últimos membros do Talebã na cidade, e alguns tiroteios foram verificados em torno do aeroporto. Na fronteira Sul do conflito, em Kandahar, segundo fonte do Departamento de Estado norte-americano, um grupo de cerca de 800 soldados anglo-americanos iniciam o cerco à cidade-sede do Talebã.

Coletiva

Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Aliança do Norte, Abdullah Abdullah, disse que não havia mais tropas do Talebã na cidade, embora ainda houvesse alguma resistência no distrito de Char Dara, a oeste.

No sábado, mais de mil soldados do Talebã cruzaram a linha de frente na região leste de Kunduz para se entregar, e centenas – muitos deles estrangeiros – se renderam à Aliança do Norte na região oeste.

O general Daoud, comandante da aliança, afirmou que a maioria dos soldados do Talebã se rendeu pacificamente, mas um número ainda desconhecido teria sido morto.