Alemanha vai demolir prédio do Parlamento comunista

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de novembro de 2003 as 21:41, por: cdb

A Alemanha anunciou nesta quinta-feira que vai demolir o prédio que já abrigou o Parlamento da Alemanha Ocidental. A decisão de destruir o edifício, feito de concreto e vidro cor de cobre, ocorre quase 14 anos depois da queda do Muro de Berlim.

O local já foi o orgulho da República Democrática da Alemanha, e hoje traz boas recordações para alguns, mas recebe críticas por sua má aparência de outros. O trabalho de demolição deve começar no ano que vem.

O local onde fica o Palácio da República, no centro de Berlim, vai ser coberto de grama até que o país tenha recursos para reconstruir o palácio prussiano que se erguia no local. O complexo, que incluía uma sala de espetáculos e restaurantes, além do Parlamento, tem o tamanho de dois campos de futebol e era um ponto de encontro social para muitos berlinenses.

Depois da reunificação alemã, o prédio foi fechado por estar contaminado por amianto, mas foi reaberto no início deste ano, tendo abrigado uma série de concertos. O país vem passando por uma onda de nostalgia do regime comunista, alimentada por filmes e séries de TV.