Alemanha teme enxurrada de notas falsas antes da troca por euros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 12 de agosto de 2001 as 16:33, por: cdb

Provável avalanche de moeda falsa antes do euro
A polícia alemã teme que antes do início da circulação do euro nos países da União Européia, marcado para o dia 1º de janeiro de 2002, uma avalanche de notas falsas, vindas do leste europeu, possa invadir a Alemanha.

A lavagem de dinheiro deverá ser também um problema. Uma vez que os “caixas 2” controlados pela máfia nos países da ex-União Soviética e dos Bálcãs são em sua maioria mantidos em marco alemão, deve ocorrer a necessidade de câmbio desse dinheiro acumulado. O Banco Central Alemão avalia que cerca de cem bilhões de marcos devem aparecer no país para serem trocados por euros.

O presidente da polícia européia “Europol”, Jürgen Storbeck, declarou ao diário Bild am Sonntag que “o marco alemão representa no leste europeu de 30 a 40% da moeda em circulação. É de se temer que no processo de câmbio desses marcos em troca de euros haja falsificações em grande escala”. Além disso, segundo Storbeck, a polícia conta ainda com a possibilidade de que marcos e outras moedas européias possam ser falsificadas “de última hora”, para serem trocadas por euros verdadeiros.