Foto: Nelinho Oliveira
Profissionais colaboram com o sucesso das atividades
Prestes a completar cinco anos no próximo dia 22, a Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro conta com uma equipe de 277 integrantes para atender as milhares de pessoas beneficiadas com as atividades culturais, educacionais e esportivas.
São 93 funcionários, 21 estagiários e 163 terceirizados. Destes últimos, 53 são educadores, cinco são coordenadores e quatro diretores.
Além dos colaboradores, a Cidade do Saber trabalha em parceria técnica com diversas empresas consolidadas no mercado, como a Ebateca. Com mais de 50 anos de atuação, a escola de balé disponibiliza a metodologia e treinamento para os educadores da Cidade do Saber.
Os cursos de idiomas (inglês e espanhol) têm como parceiro a escola CNA (Centro Norte Americano). Toda a parte pedagógica dos cursos é de responsabilidade do Centro. As aulas gratuitas proporcionam aos moradores de Camaçari maiores chances de inserção no competitivo mercado de trabalho.
A Cidade do Saber ainda conta com parceiros financiadores. Graças à ação conjunta com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), foi possível instalar no complexo o Memorial do Polo Petroquímico, em julho de 2008.
A Braskem também é uma importante parceria nas atividades e projetos da Cidade do Saber. Através dela, foi possível implantar o Museu de Ciência e Tecnologia – Unica (Universo da Criança e do Adolescente). O espaço conta com cerca de 40 experimentos, divididos entre Eletricidade e Magnetismo, Ópticas e Ondas e Mecânica e Energia.
A Sol Meliá também é parceira da Cidade do Saber. A doação de um caminhão baú possibilitou a implantação do Ponto Móvel Cidade do Saber. Criada em julho de 2009, a iniciativa é responsável por descentralizar as ações e atividades do complexo, com atendimento e serviços esportivos e culturais dedicados às comunidades mais distantes. A unidade móvel conta com biblioteca, brinquedoteca e videoteca.
O Ponto Móvel, projeto bem aceito por toda a comunidade do Município, foi contemplado com edital Pontos de Leitura, da Fundação Pedro Calmon, em 2010.