Alckmin e Marta são vaiados em SP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 7 de setembro de 2003 as 17:16, por: cdb

Pelo menos 30 mil pessoas lotaram neste domingo as arquibancadas do Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, para assistir ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a prefeita Marta Suplicy assistiram ao desfile que contou com a participação de 6.350 homens e mulheres civis e militares.

Um dos destaques da parada foi a apresentação do avião R-99 que participou pela primeira vez do desfile. A aeronave foi fabricada pela Embraer. Além dele, sobrevoaram o sambódromo mais 7 aviões, sendo 3 bandeirantes e 4 tucanos. O alto comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello, morto em ataque terrorista à sede da missão da Onu no Iraque, foi um homenageados.

Um grupo de funcionários da Fundação Bem-Estar do Menor (Febem) vaiou o governador Geraldo Alckmin no inicio das apresentações, além de gritarem palavras de ordem durante boa parte do desfile. A prefeita Marta Suplicy também recebeu vais quando foi anunciada no evento. O governador considerou as manifestações normais, uma vez que se tratam de funcionários demitidos. Ele afirmou que os funcionários que não se adequarem aos compromissos de recuperar e educar jovens devem ser demitidos. Segundo o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira, aproximadamente 60 trabalhadores foram demitidos, entre eles funcionários com cargo de confiança que aderiram a greve e funcionários acusados de praticarem maus tratos contra os menores. Na saída o governador foi aplaudido por populares.

De acordo com Oliveira, de 3 a 4% dos trabalhadores aderiram à paralisação que chega hoje ao 13º dia. A greve teve início após a morte de um monitor na unidade de Franco da Rocha (Grande SP). A Febem recorreu ao TST contra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT-SP) que considerou a greve procedente. A decisão do TST será conhecida nesta segunda-feira (8).