Al-Qaeda planejaria atentado maior que 11 de setembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 21 de dezembro de 2003 as 23:18, por: cdb

A organização terrorista Al-Qaeda está planejando cometer nos Estados Unidos um atentado de maior potência do que o do 11 de Setembro de 2001, afirmou o chefe do Alto Estado-Maior Conjunto, general Richard Myers.

Ele afirmou que o Governo norte-americano está tentando descobrir se o aumento das comunicações entre os terroristas nas últimas semanas significa apenas uma movimentação dos grupos clandestinos ou algo mais sério.

O militar, que acaba de regressar de uma viagem pelo Iraque e o Afeganistão, disse que, pelas informações recolhidas pelos Estados Unidos, “não há dúvida” de que Al-Qaeda não desistiu dos EUA.

Myers deu estas declarações à rede de televisão Fox pouco antes de os Estados Unidos aumentarem o alerta nacional para o nível “laranja”, o segundo mais elevado. Essa decisão foi adotada devido a “relatórios confiáveis” de possíveis atentados por parte da Al-Qaeda contra interesses dos Estados Unidos dentro e fora do país.

O secretário de Segurança Nacional, Tom Ridge, formulou o anúncio do aumento do nível de alerta após manter por seis meses o nível “amarelo”. Ridge disse aos norte-americanos que “seu Governo estará de pé e pronto 24 horas por dia, sete dias da semana, para impedir o terrorismo durante a temporada das festividades (natalinas e de fim de ano) e além disso até”.

De acordo com ele, há relatórios de que a rede terrorista liderada por Osama Bin Laden busca falhas na segurança aeroportuária para voltar a usar aviões em seus atentados.

Ridge pediu aos norte-americanos que sigam adiante em suas celebrações de Natal e o Ano Novo e usem o bom-senso para informar às autoridades sobre qualquer atividade suspeita, além de se prepararem ou reverem seus planos pessoais em caso de emergência.