Al-Qaeda estaria recrutando novos terroristas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 17 de maio de 2003 as 11:44, por: cdb

A rede terrorista Al-Qaeda pode estar em reorganização, treinando novos membros e planejando outros ataques. A informação é do jornal The New York Times, citando funcionários especializados na luta contra o terrorismo nos EUA, Europa e Oriente Médio.

Um alto funcionário contou ao jornal que Al-Qaeda tem agora aproximadamente 3 mil membros, muito menos que nos anos 90, quando contava com cerca de 20 mil pessoas. Entretanto, teria havido um aumento no recrutamento desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque em março. Assim, a rede estaria se reorganizando em “unidades menores, porém mais disciplinadas”, com novos líderes.

As autoridades acreditam que Al-Qaeda conta com novos campos de treinamento no Sudão e que estabeleceu “um forte equilíbrio” no Quênia e em outras partes da África, além de Paquistão e Chechênia.

Uma série de atentados realizados ontem em Casablanca, no Marrocos, deixou pelo menos 40 pessoas mortas e mais de cem feridos, e acredita-se que a organização de Osama Bin Laden esteja envolvida.