AGÊNCIA REBAIXA CLASSIFICAÇÃO DE 11 LOCALIDADES ITALIANAS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de setembro de 2011 as 11:20, por: cdb

ROMA, 26 SET (ANSA) – A agência Standard&Poor’s rebaixou a classificação de 11 localidades italianas, entre elas as cidades de Milão, Bolonha e Gênova.
   
Os locais que caíram de A+ para A são: cidade de Bolonha, província de Mantova, região de Marcas, província de Roma, região da Sicília, região de Emilia-Romana, região de Friuli-Veneza Giulia, cidade de Gênova, região da Ligúria, cidade de Milão e região de Úmbria.
   
O presidente da região de Emilia-Romana, Vasco Errani, afirmou que a decisão já era esperada, pois a própria agência teria explicado que o modelo de análise usado não permite que localidades tenham um rating maior que o do próprio Estado.
   
Há cerca de uma semana, a Standard&Poor’s revisou de A+ para A a classificação da dívida soberana da Itália. De acordo com a agência, a decisão “reflete a debilidade das perspectivas de crescimento da Itália”.
   
Atualmente, a dívida pública italiana está em torno de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O governo já elaborou e aprovou dois planos de austeridade a fim de equilibrar as contas até 2013.
   
As medidas foram recomendadas pelos países da União Europeia (UE) e pelo Banco Central Europeu (BCE). (ANSA)