Agência da Boa Notícia recebe nova turma de jornalistas cidadãos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de abril de 2012 as 11:19, por: cdb

Normal 0 false false falsePT-BR JA X-NONE/* Style Definitions */table.MsoNormalTable{mso-style-name:”Table Normal”;mso-tstyle-rowband-size:0;mso-tstyle-colband-size:0;mso-style-noshow:yes;mso-style-priority:99;mso-style-parent:””;mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;mso-para-margin:0cm;mso-para-margin-bottom:.0001pt;mso-pagination:widow-orphan;font-size:12.0pt;font-family:Cambria;mso-ascii-font-family:Cambria;mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-hansi-font-family:Cambria;mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

A 3a. Turma de jornalistas de jornalistas cidadãos de Canoas teve uma semana intensa de atividades multimídia para os jovens ingressantes. As meninas e meninos participam de sete tipo de oficinas (webtv, fotografia, radioweb, direitos humanos, comunicação cidadã, fotografia e práticas jornalísticas).  A partir da experiência das duas turmas formadas na Agência da Boa Notícia, a avaliação dos oficineiros e coordenadores do projeto levou à oferta de mais horas de preparação nas áreas de TV, Rádio e Fotografia.

Foram quase 150 jovens inscritos para a 3a. Turma de jornalistas cidadãos no Guajuviras. Entre eles, há adolescentes de projetos do CRAS Nordeste, do projeto Canoas Viva e também do abrigo Raio de Sol . Com a colaboração dos profissionais Edison Silva e Calos Pereira, os participantes terão oportunidade de trabalhar formatos multimídia e intensificar a veiculação de conteúdos cidadãos e boas notícias de suas comunidades. “Estou muito surpreso com o nível de conhecimento e a velocidade de aprendizado da gurizada do Guajuviras. É sinal dos tempos de gerações nas redes sociais, vamos trabalhar muito para aproveitar esse potencial na oficina de Internet”, disse o oficineiro Héctor Fórneas, tecnólogo argentino que mora no Brasil há três anos.

Desde a 1a. Turma de jornalistas cidadãos, em junho de 2010, foram produzidas mais de 14 mil fotografias, 97 vídeos, criados dois gêneros de programas cidadãos (o jornal de Boa Notícia e Eventos Diretos), 30 gravações de rádio, 2 jornais impressos, 2 Blogs do grupo, cobertura de mais de 100 eventos e o estímulo à criação de perfis nas redes sociais com conteúdos da ABNG. “O volume da produção em si mesmo já mostra o potencial de trabalho no espaço da ABNG com as meninas e meninos. A dedicação deles é emocionante e o resultado desse trabalho da Prefeitura de Canoas com as três universidades parceiras (Unisinos, Feevale e Universidade do País Basco) vai deixar um legado importante para o registro da memória do bairro, no marco do Pronasci. O prefeito Jairo é vanguardista nessa iniciativa”, nota a coordenadora e secretária Adjunta de Comunicação do Município Andrea de Freitas.