Administradora americana responsável por Bagdá deixa o cargo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 11 de maio de 2003 as 11:25, por: cdb

A norte-americana Barbara Bodine, enviada ao Iraque para orientar a prestação de serviços básicos à população de Bagdá, vai deixar a sua posição, depois de ter permanecido na função menos de um mês.

Barbara Bodine, ex-embaixadora e atual responsável pela coordenação da zona central de Bagdá, deve deixar ainda hoje o território iraquiano, garantiu o porta-voz do Gabinete de Reconstrução e Assistência Humanitária, John Corneli.

Corneli não apresentou nenhuma justificação para a saída de Bodine do cargo que ocupou no Iraque por três semanas e a própria admitiu ao jornal norte-americano Washington Post desconhecer as razões da sua saída.

Até a data não foi cogitado qualquer nome para a substituir, e Corneli não divulgou qual será a próxima etapa profissional de Bodine.

O jornal noticia, porém, que Barbara Bodine vai ser vice-directora do Departamento Político-Militar norte-americano.

– Não saio com a sensação de que fizemos tudo o que podíamos, mas também não saio com a sensação de que foi um fracasso – disse Bodine ao jornal.

O seu objetivo inicial na missão para que foi convocada no Iraque era reativar, o mais depressa possível, os serviços básicos à população.