Administração temporária do Iraque começa a ser estabelecida pelos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de abril de 2003 as 12:01, por: cdb

Os Estados Unidos pretendem começar a estabelecer uma administração civil no Iraque já na próxima semana. O líder do governo interino, o general reformado americano Jay Garner, deve dar uma entrevista coletiva no Kuwait nesta segunda-feira. Garner organizou a ajuda humanitária à população curda do Iraque após a guerra de 1991.

A administração temporária está tomando forma no Hilton Beach Resort, da Cidade do Kuwait, e deve se transferir para o porto de Umm Qasr, no sul do Iraque, já na próxima terça-feira. A idéia é começar a nova administração civil em áreas do sul e gradualmente levá-la ao restante do país.

“Há três pólos – ajuda humanitária, reconstrução do Iraque e a administração civil e o novo governo”, disse o capitão Nathan Jones, porta-voz de Garner, na sexta-feira. “O terceiro ainda está sendo definido acima do nosso nível”. A oposição iraquiana a Saddam Hussein avisou que o povo do Iraque pode vir a negar apoio a uma administração composta apenas por militares americanos.

“O que temos ouvido … é que planejam ter um governo militar com os iraquianos como conselheiros”, disse Ghassan al-Attiya, membro da oposição a Saddam Hussein. “Espero que a experiência com a guerra tenha convencido os americanos que um governo militar não vai ajudar a ganhar os corações e mentes dos iraquianos”.