Adiamento de conferência nacional preocupa organizadores 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 11 de março de 2012 as 06:33, por: cdb

A realização da 1ª Conferência Nacional do Emprego e do Trabalho Decente foi adiada de maio para agosto deste ano. O comunicado da transferência de data foi feito pelo Ministério do Trabalho. A notícia foi recebida com preocupação pelo Forum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), que acredita que a mudança dificultará manter a mobilização nos estados.

“Em dezembro do ano passado, foram concluídas as etapas estaduais preparatórias para o encontro nacional, que aconteceria cinco meses depois. Praticamente todos os estados mobilizaram-se e realizaram suas conferências, discutindo a temática e propondo medidas para a prática do trabalho decente. Adiar para agosto significa um intervalo de mais de um ano entre o início de todo esse processo de discussão, deflagrado em junho do ano passado com as etapas municipais”, destaca o presidente do Fonset e secretário estadual da Bahia, Nilton Vasconcelos.

Ele lembra ainda que, em agosto, todo o país estará em plena campanha eleitoral, o que poderá dificultar ainda mais a participação dos delegados eleitos para a conferência nacional.

No Ofício, datado de 1º de março, o MTE informa que a prorrogação para o período de 8 a 11 de agosto deveu-se à necessidade de assegurar “tempo hábil para a conclusão dos trâmites institucionais e demais preparativos necessários para a boa organização da 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente”, diz o documento.

Para manter a mobilização, o Fonset defende a realização de eventos que possam discutir permanentemente o tema em nível nacional. “É importante mantermos o assunto na ordem do dia, discutindo e aprofundando o debate”, enfatizou o secretário Nilton Vasconcelos. Proposta neste sentido será apresentada na próxima reunião do Fonset, marcada para o dia 16 de março, em Salvador (BA).

Com informações do Fonset

 

..