Açude Velho ganhará Academia Popular nesta quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 13:09, por: cdb

Nesta quinta-feira (26), às 16h, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, estará entregando mais uma Academia Popular na cidade, desta vez o local escolhido foi às margens do Açude Velho, na Rua Paulo de Frontin, ao lado da Assossiação Campinense de Imprensa.

O Açude Velho foi o primeiro açude que Campina Grande já teve e hoje em dia é um ponto de grande movimentação de pessoas para a prática esportiva, seja por caminhada, corrida, ou até mesmo de bicicleta. A iniciativa é baseada em uma experiência chinesa e que está revolucionando a vida de muitos idosos em vários Municípios do Brasil.

Os equipamentos são de alta qualidade e foram adquiridos através de recursos próprios da SEJEL-CG, que já possui mais três Academias Populares, duas a serem instaladas no mês de fevereiro, sendo uma no bairro da Palmeira e outro na Vila Cabral de Santa Terezinha e uma outra academia que ainda não teve o seu local definido, provavelmente podendo ser instalada na Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.

O Programa Academia Popular faz parte da estratégia da política de promoção da saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, desenvolvida em espaços públicos de lazer construídos ou requalificados para tal finalidade.

O programa é uma ação do ministério da saúde em parceria com os municípios em resposta aos indicadores preocupantes do número de adultos sedentários, além de ação de combate a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT.