Acordo sobre missão de observação é firmado entre ONU e Síria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 10:52, por: cdb
Síria
Kofi Annan enviado da ONU e Liga Árabe à Síria

A Síria e as Nações Unidas assinaram um acordo nesta quinta-feira sobre os termos de uma missão de monitoramento do cessar-fogo no país, afirmou o Ministério de Relações Exteriores sírio, em Damasco.

– Este acordo preliminar…visa a facilitar a tarefa dos observadores dentro dos moldes da soberania síria – disse o comunicado.

Um comunicado do mediador da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, disse que o governo sírio e as Nações Unidas chegaram a um acordo sobre as bases de um “protocolo” para o envio de mais observadores.

– Este acordo esboça as funções dos observadores enquanto eles cumprem seu mandato na Síria e as tarefas e responsabilidades do governo sírio – disse o porta-voz de Kofi Annan em uma declaração.

Fawzi afirmou que a equipe de Annan mantinha “discussões similares com representantes da oposição sobre as tarefas e responsabilidades dos grupos armados de oposição”.

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU se reunirão a partir das 10h (horário de Brasília) nesta quinta-feira para uma declaração do vice de Annan, Jean-Marie Guehenno, que será crucial para determinar se as condições são adequadas para enviar uma missão maior de monitoramento para a Síria.