Acordo de cooperação antiterrorista é finalizado por Berlim e Washington

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2003 as 14:33, por: cdb

A Alemanha e os Estados Unidos concluíram um acordo para estreitar a cooperação jurídica bilateral na luta contra o crime organizado e o terrorismo internacional, informaram nesta segunda-feira, fontes do Ministério de Justiça alemão.

Depois de anos de negociações, o acordo está quase pronto para ser assinado pelos ministros de ambos os países – a alemã Brigitte Zypries e o americano John Ashcroft -, faltando apenas esclarecer detalhes técnicos.

O acordo de cooperação jurídica, considerado por Zypries especialmente relevante para a luta comum contra o terrorismo internacional, permitirá aos dois países confiscar documentos, interrogar testemunhas e trocar informação de interesse comum.

O acordo bilateral é alcançado num momento muito difícil das relações entre Washington e Berlim, por causa da rejeição do Governo alemão à guerra contra o Iraque.

O convênio mostra que a delicada situação não repercutiu em assuntos já em andamento, e também não afetou a balança comercial entre os dois países, segundo os últimos dados do Escritório Federal de Estatística, divulgados nessa segunda-feira.

As exportações para os EUA subiram 4,4% em janeiro, ficando em 5,5 bilhões de euros, o que coloca esse país em segundo lugar na lista dos parceiros comerciais da Alemanha, atrás apenas da França.