Ações da Telemar impulsionam os índices da Bovespa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de abril de 2006 as 13:56, por: cdb

As ações da Telemar, em forte alta nesta segunda-feira, puxaram o índice Bovespa que, no início da tarde, subia 1,04%, para 38.478 pontos, com giro de R$ 2,246 bilhões, às 13h42. Os papéis preferenciais da maior operadora de telefonia do país (Telemar Norte Leste S.A.) foram os mais negociados da Bolsa, subindo 7,08%, para R$ 37,45. Em volume, eles ficam atrás apenas das ações da Petrobras.

A alta expressiva no preço dos papéis da Telemar ocorre devido a proposta de reorganização societária da empresa, apresentada ao mercado nesta segunda-feira.

– Eessa medida é para melhorar as práticas de governança corporativa, uma exigência para que as ações sejam negociadas no Novo Mercado da Bovespa. A maior transparência na gestão da companhia torna seus papéis mais atraentes, além de inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho – explicou um operador da corretora Alfa.

A tendência de queda na taxa básica de juros, esta semana, também deixou animados os investidores. A expectativa é de que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduza os juros de16,5% ao ano, em 0,75 ponto percentual. Outros fatores que influenciam o mercado também são alvos de atenção por parte dos analistas. Nesta terça-feira, por exemplo, nos EUA, sai o índice de preços no atacado e a ata da última reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano (Fed). Os investidores estão atentos às indicações sobre o rumo dos juros norte-americanos, atualmente em 4,75% ao ano. As previsões são de uma elevação de 0,25 ponto percentual em maio e, a depender do ritmo da inflação, um novo aumento de 0,25 ponto percentual depois.