Acir Gurgacz relata encontro com ministro da Pesca 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de setembro de 2011 as 15:12, por: cdb

Em pronunciamento nesta quinta-feira (22), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) relatou audiência no dia anterior com o ministro da Pesca e da Aquicultura para pedir mais atenção ao setor pesqueiro de seu estado. Acompanhado de lideranças de pescadores, aquicultores e sindicalistas, além de outros parlamentares, o senador pediu mais recursos para obras nos terminais pesqueiros de Porto Velho e Rolim de Moura e a conclusão de uma fábrica de gelo em Ariquemes.

O representante de Rondônia informou que seu estado produz 12 mil toneladas de pescado por ano, ficando em terceiro lutar entre os estados amazônicos, embora seja o primeiro na produção de peixe em cativeiro. Ele disse que o estado tem condições muito favoráveis ao desenvolvimento da piscicultura, faltando, porém, uma política específica para o setor.

Acir Gurgacz citou projetos do governo do estado para desenvolver a piscicultura em lagos de usinas hidrelétricas, que podem elevar a produção para 800 mil toneladas por ano.

Segundo o senador, o ministro se comprometeu a ajudar e disse que em 8 de outubro estará em Cacoal (RO) entregando máquinas para piscicultores, ao lado da presidente Dilma Rousseff, que irá também inaugurar um hospital na cidade.

Acir Gurgacz festejou ainda a aprovação de dois projetos de lei pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que preside. O primeiro, de autoria do senador licenciado e ministro da Previdência Garibaldi Alves (PLS 423/2009), garante à pesca os benefícios concedidos à atividade agropecuária.

O segundo, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 53/2011, estende aos catadores de caranguejo os benefícios do seguro defeso, dado aos pescadores na época da piracema, a reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida.

O senador anunciou ainda que a CRA realiza audiência pública nesta sexta-feira (23) em Vilhena (RO), para debater a reforma do Código Florestal.

Da Redação / Agência Senado