Acidentes constantes levam TAM a reduzir frota de aviões Fokker 100

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Publicado Segunda, 16 de Setembro de 2002 às 20:20, por: CdB

Os constantes acidentes registrados com aviões Fokker 100 levaram a companhia de aviação brasileira TAM a decidir pela redução de 21 aeronaves desse tipo, entre as 50 de que dispõe. O vice-presidente da empresa, Ruy Amparo, anunciou a decisão nesta segunda-feira, depois de uma série de acidentes envolvendo esse tipo de aeronave nos últimos 15 dias. No período, os Fokker 100 realizaram dois pousos de emergência em São Paulo e um em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A companhia já tinha planos de retirar de operação o avião no decorrer dos próximos dois anos. Para compensar a saída dos Fokker, a TAM acertou com a Airbus o recebimento de oito aeronaves até o final de 2002. Até abril de 2003, outras quatro passarão a fazer parte da frota. Além de ficar sem os Fokker 100, a companhia, pressionada pelo aumento dos preços do combustível e pelas altas do dólar, reduziu em 12 por cento a oferta de assentos. O Fokker 100 ficou estigmatizado no país com um acidente em 1999, em Congonhas, São Paulo, no qual morreram mais de 100 pessoas, incluindo vítimas em terra. Desde então, a empresa preparava um plano de renovação da frota, com a aquisição de novos Airbus. A utilização dos Fokker 100 já vinha sendo reduzida pela companhia. O tempo de vôo diário desse modelo caiu de 12 para as nove horas. Analistas estimam que a TAM irá enfrentar um momento difícil nos custos com a troca de aeronaves. O Fokker 100 apresenta um consumo de combustível relativamente pequeno e leasing significativamente mais barato do que os novos Airbus. Além dos novos Airbus, a empresa ainda estuda a aquisição de outros modelos com número de assentos menor, mais próximo do Fokker 100, que transporta no máximo 100 pessoas. A TAM adquiriu aviões da falida fábrica holandesa Fokker no início da década de 1990.

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