Acidente em fábrica de fogos de artifício mata sete no Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de abril de 2003 as 13:42, por: cdb

Sete pessoas morreram em conseqüência de uma explosão ocorrida nesta sexta-feira em uma fábrica de fogos de artifício na cidade japonesa de Kagoshima (sul), informaram fontes policiais.

Segundo as autoridades, outras duas pessoas estão desaparecidas e três ficaram feridas, entre eles pedestres que passavam pelo lugar no momento da explosão.

As sete vítimas fatais eram funcionários da fábrica, disseram as fontes.

Os bombeiros afirmaram que a explosão, cujas causas ainda são desconhecidas, provocou um incêndio em três edifícios da fábrica, que foi controlado 25 minutos depois.

A explosão aconteceu às 13.30 local (01.30 Brasília) num dos prédios da empresa Nangoku Hanabi, situada nos arredores da cidade. Na hora do acidente, entre 10 e 20 empregados estavam no lugar misturando pólvora para os fogos de artifício.

Num colégio situado a 300 metros do local, foram ouvidas três explosões consecutivas, que quebraram vidros no ginásio e no refeitório da escola, mas ninguém ficou ferido.

O impacto da explosão também foi sentido em uma estrada situada a 800 metros da fábrica e chegou a soltar o cimento de vários painéis laterais.

O Governo provincial de Kagoshima ordenou que a empresa suspenda suas operações, de acordo com a Lei de Controle de Explosivos.

A empresa Nangoku Hanabi, que foi fundada em 1968 e tinha 20 empregados, é especializada na fabricação de grandes fogos de artifício para eventos e festas.