Acidente com bonde em Santa Teresa deixa cinco mortos e ao menos 50 feridos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 28 de agosto de 2011 as 07:23, por: cdb

Acidente com bonde em Santa Teresa deixa cinco mortos e ao menos 50 feridos

Por: Rodrigo Viga Gaier

Publicado em 28/08/2011, 10:09

Última atualização às 10:09

Tweet

RIO – Pelo menos cinco pessoas morreram e 53 ficaram feridas, dez em estado grave, em acidente com um bonde no bairro de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, no sábado (27), informou o Corpo de Bombeiros.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas e sabe-se apenas que o veículo descarrilou antes de tombar. O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, disse que 27 foram socorridos pelo corpo de bombeiros e 26 pela policia militar. “O bonde estava super lotado e naturalmente isso contribuiu para o acidente”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros informou que os feridos seguiram para o Hospital Sousa Aguiar, para o Andaraí e o Miguel Couto. “Algumas pessoas foram atendidas aqui no local e liberada. Quatro (pessoas) estão em estado grave, dois com traumatismo craniano e dois com traumatismo de tórax”, disse Simões.

Ele afirmou que ainda não é possível apontar as causas do acidente. “A perícia está no local, mas é preciso ressaltar que o acidente aconteceu num lugar delicado, numa descida em curva”, acrescentou.

O secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, que foi vaiado ao chegar no local do acidente, admitiu que o bonde passava por reformas, mas informou que os reparos ainda não tinham sido concluídos. “A questão da superlotação e do uso inadequado é algo que nos preocupa muito e temos informações preliminares de que o bonde estava muito cheio”, afirmou.

 A movimentação de bondes foi suspensa por conta do acidente. “Pela informação que nós temos este bonde número 10 não havia sido submetido a reforma completa, ele não era da mesma geração daquele do acidente em junho…”, afirmou. Lopes. “Foi uma fatalidade, uma tragédia e teremos transparência na apuração deste caso”, disse Lopes sobre o acidente.

O secretário informou ainda que a secretaria de Transporte está em entendimento com o Ministério Público para fazer um TAC (termo de ajustamento de conduta). “Estamos preocupados com o funcionamento dos bondes há muito tempo, precisamos recuperar e reordenar o seu uso”, acrescentou.

No mês de junho, um turista francês morreu ao cair de um bondinho quando o veículo passava nos Arcos da Lapa. Ele perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros.

© 2011 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.