Acidente causa a morte de 14 pessoas em estrada italiana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de março de 2003 as 16:17, por: cdb

Quatorze pessoas morreram e 85 ficaram feridas numa batida em cadeia que envolveu 250 automóveis numa estrada ao norte da Itália, informaram nesta quinta-feira fontes da polícia.

Dezenas de pessoas tiveram de ser levadas para os hospitais de San Dona, Mestre, Pordenone, Treviso, Portogruaro e Oderzo, muitas delas com graves queimaduras, informou a polícia local.

O acidente foi causado por uma intensa neblina que tomava conta da estrada A4, nas áreas de Cessalto e Noventa di Piave, cerca de 40 quilômetros ao nordeste de Veneza.

Vários helicópteros dos bombeiros, dezenas de ambulâncias e veículos de patrulhamento tiveram de prestar assistência numa área de quase um quilômetro de carros carbonizados, em ambos os lados da estrada.

Segundo as testemunhas, a primeira batida aconteceu entre um ônibus que transportava um grupo de crianças e um caminhão com tanques de hidrogênio.

Uma criança e uma professora estão na lista dos feridos em estado grave, enquanto duas pessoas morreram carbonizadas.

Pouco depois da batida, o caminhão que transportava hidrogênio incendiou-se. Embora uma equipe de bombeiros que estava num helicóptero tenha conseguido evitar uma explosão, as chamas do veículo se espalharam para outros carros, causando a morte de vários de seus ocupantes.

A Itália é o país da Europa onde mais pessoas morrem em acidentes nas estradas. Cerca de 6.500 pessoas morreram em um ano.

Uma pesquisa realizada entre 1990 e 2000 mostrou que o número de vítimas nas estradas caiu 10% na Itália. Na Grã-Bretanha, caiu 34%, e na Espanha, 36%.

A Itália é o país com o maior número de automóveis por pessoa (57 carros para cada 100 habitantes), segundo um estudo realizado por uma entidade especializada.