Academia de Cinema aconselha membros a não divulgar opiniões

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Publicado Quarta, 10 de Setembro de 2003 às 00:39, por: CdB

Com a temporada do Oscar se aproximando, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos foram aconselhados a não divulgar suas opiniões sobre filmes e atuações individuais até depois do anúncio dos prêmios.

Além disso, eles devem analisar cuidadosamente se as festas oferecidas na temporada são eventos sociais de fato ou simples pretextos para fazer lobby de filmes e, sobretudo, ignorar boatos potencialmente prejudiciais.

A Academia enumerou sua nova lista de recomendações num folheto de oito páginas endossado por seu conselho de diretores e enviado por correio a seus quase 6.500 membros.

As diretrizes foram traçadas nos últimos seis meses por um comitê liderado pelo produtor Sid Ganis, o primeiro vice-presidente da Academia.

- Nos últimos anos tem havido campanhas vultuosas em favor de filmes, e a imprensa tem retratado disputas entre estúdios por Oscars, criando a impressão de que o Oscar pode ser comprado com muito dinheiro. Achamos que esse problema precisava ser enfrentado - disse Ganis.

A Academia gostaria, na realidade, de abolir por completo a própria idéia de campanhas pelo Oscar. As diretrizes são endereçadas aos próprios membros da Academia, mas é inevitável que também sejam lidas pelas empresas que promovem filmes com vistas ao Oscar.

As diretrizes, que são distintas dos regulamentos de campanha divulgados anualmente pela Academia, não prevêem castigos específicos para transgressões específicas.

Mas avisam que, 'se os membros desrespeitarem os critérios da Academia, o conselho de diretores tem uma gama de penalidades que se dispõe a aplicar', penalidades essas que podem chegar à expulsão da Academia.

Para garantir que os prêmios sejam concedidos com base exclusivamente no mérito artístico, as diretrizes incluem várias recomendações e proibições específicas:

- A obrigação principal de cada membro votante é assistir - de preferência no cinema - ao máximo possível dos filmes bem cotados do ano.

- Os membros não devem votar nas categorias sobre as quais não têm grande conhecimento ou se não assistiram a todos os filmes em dada categoria.

- Durante a temporada do Oscar, os membros devem limitar voluntariamente sua liberdade de expressão escrita e eletrônica - ou seja, não devem escrever artigos de opinião, cartas a editores ou resumos publicitários, nem conceder entrevistas à TV ou divulgar idéias na Web elogiando ou criticando filmes que disputam o Oscar.

- Devem ignorar campanhas publicitárias que pedem votos para um cineasta que "deveria ter ganho" em anos anteriores.

- Quando convidados a festas do Oscar, eles devem se perguntar se o anfitrião realmente conhece a maioria dos convidados, se é ele quem está pagando a festa ou se é um estúdio ou produtora de cinema.
- A resposta 'sim' pode indicar que se está pisando em terreno eticamente traiçoeiro - avisa o folheto.

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