Academia coloca 254 filmes na disputa pelo Oscar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de dezembro de 2003 as 09:54, por: cdb

No próximo ano, 254 filmes vão concorrer ao prêmio da categoria mais prestigiosa do Oscar, o de melhor longa-metragem, informou nesta terça-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organizará a cerimônia para a entrega das estatuetas em 29 de fevereiro de 2004, em Hollywood.

A Academia já enviou a lista completa destes filmes aos membros do júri para que eles possam escolher as melhores produções, diretores e atores.

De acordo com as regras estabelecidas, para que possam ser considerados, os filmes em competição devem ter sido exibidos ao grande público ao longo de 2003 e ter ficado pelo menos sete dias em cartaz nos cinemas.

Alguns especialistas acreditam que, entre os favoritos ao Oscar, estarão O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, o último da trilogia, que este mês bateu todos os recordes de bilheteria; Cold Mountain, de Anthony Minghella, sobre a guerra civil americana; o romance Lost in translation, de Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola, ou ainda Mystic River, de Clint Eastwood.

A Academia do Cinema anunciará sua seleção dos indicados ao Oscar nas diferentes categorias em uma cerimônia no teatro Samuel Goldwyn de Hollywood, em 27 de janeiro.