Abril: importante mês na luta pela liberdade dos Cinco cubanos 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de abril de 2012 as 07:36, por: cdb

Há apenas alguns dias que René viajou a sua amada Cuba, por duas semanas, para visitar seu irmão Roberto, gravemente doente. Compartilhamos a alegria do reencontro com seus entes queridos, porém não haverá justiça verdadeira até que René, Gerardo, Ramón, Antonio e Fernando, regressem definitivamente a Cuba. 
Durante o mês de abril serão realizadas as jornadas de denuncias e solidariedade “5 dias pelos 5 cubanos em Washington DC de 17 a 21”. Dezenas de personalidades e organizações solidárias aos EUA e o mundo, estão enviando suas adesões e mensagens de solidariedade.

Leia também:

Herói cubano volta à ilha após 13 anos de prisão nos EUA
A reconhecida escritora argentina e amiga de Cuba e dos Cinco, Stella Calloni, diz:

“Apoio tudo o que se faça pelos pelos Cinco e os acompanho em todo o que seja, porque eles são nossos,. Já estão na historia como exemplo de dignidade e de como resistir à impunidade de um império que, em decadência, está produzindo um holocausto de um povo que está sendo afetado com suas novas guerras coloniais.

Os Cinco lutavam para proteger seu povo destes crimes contra a humanidade que [os EUA] cometem sem nenhuma contenção, sem nenhum castigo, sem que apareça a Corte Penal Internacional, que em lugar de condenar estes crimes, condena as vitimas.

Diante desta realidade, se faz mais urgente tirar os Cinco das mãos de um poder fundamentalista que se propõe controlar o mundo, com todo o fascismo e criminalidade.

Salvar os Cinco é dar um passo à frente para o resgate da humanidade e dizer ‘basta’ ao verdadeiro terrorismo que assalta a nosso povo: o imperialismo imperial”.

Durante os “5 dias pelos 5 em Washington DC”, participarão personalidades e amigos dos EUA e do mundo. Entre eles: Dolores Huerta, Cindy Sheehan, Danny Glover, Wayne Smith, Saul Landau, Mavis Anderson, José Pertierra, James Early, Salim Lamrani, Norma Peach, Stephen Kimber, Gordon Brian, Gordon Sinclair e muitos outros.

Amigos solidários viajarão de diversos pontos dos EUA, da Europa e do Canadá para participar das jornadas de solidariedade.

Fazemos um chamado especial a todos os Comitês de Solidariedade com os Cinco de todas as partes do mundo a organizar atividades paralelas durante esses dias, de 17 a 21 abril, incluindo manifestações, vigílias, entrega de informações, eventos públicos, culturais, etc., para fazer sentir desde todo o mundo a força da solidariedade e solicitar ao presidente dos EUA Barack Obama, “Liberdade já a os Cinco cubanos.”

Fonte: Informativo Cuba Hoy

 

..