Abbas vai se candidatar a primeiro-ministro palestino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de março de 2003 as 17:44, por: cdb

O Conselho Central da Organização para a Libertação da Palestina (CCOLP), reunido este sábado em Ramallah (Cisjordânia), aprovou a criação de um cargo de primeiro-ministro e a candidatura de Mahmud Abbas ao posto, afirmaram membros deste órgão.

“O CCOLP aprovou a criação de um cargo de primeiro-ministro e a candidatura de Mahmud Abbas ao posto, proposta por Yasser Arafat”, disse o ministro do Trabalho, Ghassan al-Khatib.

No discurso de abertura da reunião, Arafat pediu a criação do cargo de primeiro-ministro e propôs Abbas, secretário-geral do CCOLP, para a função de primeiro-ministro de um governo palestino.

Abbas, entretanto, disse que não vai falar sobre o assunto enquanto não souber as atribuições deste cargo. Além disso, em uma entrevista publicada hoje pelo jornal árabe Asharq Al-Awsat, avisou que não aceitará um cargo meramente figurativo.

Este tema será debatido durante a reunião do Conselho Legislativo Palestino (CLP, parlamento) prevista para esta segunda-feira, na qual também serão discutidos outros questões políticas que fazem parte da ordem do dia.