<i>Abba</i> e <i>Genesis</i> entram para o Hall da Fama do rock

Arquivado em:
Publicado Terça, 16 de Março de 2010 às 08:48, por: CdB

 A banda sueca Abba entrou nesta segunda-feira para o Hall da Fama do Rock and Roll, numa cerimônia que homenageou artistas tão diversos quanto o grupo britânico Genesis e o cantor de reggae Jimmy Cliff.

Benny Andersson, cantor e compositor do Abba, e a vocalista Anni-Frid Prinzessin Reuss compareceram ao evento de gala no famoso hotel Waldorf Astoria, em Nova York, onde o Abba, o Genesis, Cliff e as bandas Hollis e Stooges foram formalmente incluídos no Hall da Fama.

– Estou realmente tocada pelo que começou como parcerias há muito tempo e que isso tenha nos trazido até aqui hoje à noite –, disse Prinzessin Reuss, conhecida pelos fãs como Frida, antes de se afastar para que seu ex-marido Andersson tocasse ao piano o hit The Winner Takes It All (1980), na voz de Faith Hill.

Nos bastidores, ela comentou que o grupo "fez um ótimo trabalho naquela época", e que por isso ela não se surpreende pela influência exercida sobre outros músicos.

O quarteto se tornou um sucesso internacional e um fenômeno cultural no final da década de 1970, com hits como Dancing Queen e Knowing Me, Knowing You. A banda, dissolvida em 1982, ainda teria um revival graças ao musical Mamma Mia!, com versões em teatro e cinema.

– É preciso perceber o que eles fizeram, como pelo mundo afora sua música ressoou junto a milhões e milhões de pessoas –, disse Graham Nash, do Hollies.

Já Phil Collins, ex-baterista do Genesis, comentou que o Hall da Fama está "aceitando a música em geral, em vez de apenas rock and roll".

– Parece haver mais variedade neste ano –, afirmou.

Vários ex-integrantes do Genesis foram à cerimônia, mas o vocalista Peter Gabriel faltou.

Os cinco indicados deste ano foram escolhidos por 600 profissionais da indústria musical. Para ser incluído, o artista ou banda tem de ter gravado seu primeiro disco há pelo menos 25 anos.

O produtor David Geffen, também homenageado, disse que escolheu essa carreira por "não ter talento exceto para conseguir se divertir e reconhecer isso nos outros."

Os Stooges tocaram a canção Search and Destroy (1973), sob a liderança de Iggy Pop, que rasgou sua camisa e, como é tradicional, fez uma apresentação rouca e de peito nu.

Como vários artistas, Iggy Pop comentou a situação do setor fonográfico, que tem perdido dinheiro por causa dos downloads gratuitos de músicas. Para ele, a música ainda é "uma grande indústria."

– Se ela tomar as decisões corretas, continuará sendo uma indústria –, disse.

Os compositores homenageados neste ano foram Jesse Stone, Otis Blackwell, Mort Shuman, Jeff Barry, Ellie Greenwich, Barry Mann e Cynthia Weil. Os homenageados ficam permanentemente representados em uma exposição no Hall da Fama e Museu do Rock, em Cleveland, Ohio.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo