Abastecimento de água nos municípios contaminados deve normalizar dia 7/04

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 5 de abril de 2003 as 14:44, por: cdb

A governadora Rosinha Garotinho, anunciou este sábado, no Palácio Laranjeiras, que a Cedae inicia nesta segunda-feira a captação e o tratamento da água que abastece os municípios de Miracema, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Cambuci, no Noroeste Fluminense. Após a captação será feita análise para autorizar o abastecimento, o que está previsto para segunda-feira.

Rosinha Garotinho destacou que a água ainda está imprópria para irrigação e o consumo pelo gado, o que só poderá ser liberado a partir de laudo positivo da Feema. “Vamos continuar permanentemente, de hora em hora, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, fazendo análise da água, porque qualquer alteração em Minas causará mudanças na nossa decisão no Rio”, disse, referindo-se à possibilidade de chuvas, que causariam o retorno do poluente aos rios, e a obras emergenciais.

Os rios Pomba e Paraíba do Sul, responsáveis pelo abastecimento das regiões Norte e Noroeste do estado, foram contaminados por rejeitos químicos que vazaram de antigo reservatório da indústria de papel e celulose Cataguazes (MG). Está prevista para segunda-feira a captação das águas da Região Norte do estado, para que seja iniciado o tratamento.

Participaram da reunião o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Paulo Conde, os secretários estaduais de Agricultura e da Defesa Civil, Christino Áureo e Carlos Alberto de Carvalho, o diretor de Planejamento Ambiental da Feema, José Eustáquio, e a chefe da Divisão de Qualidade da Água da Feema, Fátima Lopes Soares.